A importância da marca

Se ter um site é algo que pode alavancar a sua ideia para o mundo, uma marca é o ponto inicial desse trajeto. E quando eu digo “marca” não estou me referindo apenas a um nome, mas às cores escolhidas, a tipografia e o layout dos elementos que irão formá-la. Se todas essas coisas juntas forem boas, bem feitas, chamarem a atenção, irão marcar as pessoas – o público alvo – e é esse o objetivo. Temos vários exemplos disso: se eu cito dois arcos dourados que formam a letra “m” maiúscula fica evidente a qual marca estou me referindo. E as letras brancas desenhadas formando o nome da marca de refrigerantes sobre um fundo vermelho? Está óbvio não é? E eu nem precisei falar os nomes desses produtos: isso é uma marca.

Quando você começa a desenvolver uma marca tenha em mente o público a qual quer atingir. Cores específicas lembrarão produtos específicos. O laranja, o amarelo e o vermelho, por exemplo, são cores que incitam a fome, ou seja, são ideias para marcas de alimentos, restaurantes e lanchonetes. Curiosamente (ou não), cores presentes nas marcas citadas anteriormente. Tons pasteis são mais indicados para produtos direcionados à bebês e crianças em idade pré-escolar – já para crianças a partir de 7 anos vale tudo, quanto mais chamativo mais atrairá. Enfim, existem muitas cores e cada uma delas terá um maior impacto em determinado produto.

Formas e tipografia não são menos importantes. Mais uma vez, os exemplos citados acima especificam justamente como as letras são parte fundamental na marca. Se houver uso de formas, o uso delas devem remeter de alguma forma ao que o seu projeto se refere.

Cartão de visitas da "Sem Nó Artesanatos", exaltando a marca e o logotipo
A simplicidade das cores e do logo estão diretamente ligadas à marca. O detalhe do “remendo” e da “costura” nos dados da pessoa remetem ao trabalho com artesanato.

E para divulgar a sua marca os cartões de visita ainda estão em alta. Todos os detalhes na diagramação tem de, alguma forma, lembrar o que é feito pelo seu negócio. Tudo deve ser pensado para que essa sua marca seja reconhecida com poucos detalhes como os exemplos citados no início desse artigo.

Quer ter seu projeto em alta? Vamos fazer a arte para seu cartão de visitas ou panfletos de divulgação. Entre em contato enviando um e-mail (ou, se preferir, use o formulário de contato).

Curta minha página no Facebook
Me siga no Instagram
Me siga no Twitter
Me envie uma mensagem no Messenger

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *